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Cinco Passos para Criar um anúncio de Vaga que Atraia os Candidatos Certos

Nem sempre é fácil conseguir os candidatos ideais para a vaga, mas você já deve saber disso. O caminho para o recrutamento e seleção é árduo, desde a criação do anúncio até a escolha do profissional que parece atender os requisitos. Contudo, temos cinco dicas que podem facilitar o processo. Acompanhe para conhecê-las.

Por que estudar a criação do anúncio

Algumas empresas não dedicam atenção na criação do anúncio da vaga, e provavelmente não atraem os candidatos certos.

É afirmativo dizer que criar um anúncio de vaga pode ser entediante, trabalhoso e que demanda tempo, mas afasta os aventureiros ou pessoas que não se encaixam nos requisitos de sua empresa.

Portanto, se o problema é a dificuldade em atrair os candidatos certos, nós temos a solução, que são os cinco passos que explicaremos neste artigo.

É fundamental estudar a criação do anúncio, para que ele seja ideal para aquele candidato, para que pessoas capacitadas se mostrem interessadas na sua corporação. Sendo assim, vale a pena dedicar-se a essa etapa, porque os benefícios aparecerão.

Como criar um anúncio de vaga ideal

Se você quer atrair os candidatos certos para o processo de recrutamento e seleção de sua empresa, é imprescindível criar um anúncio de vaga compatível com essa idealização de funcionário. Conheça nossas dicas para obter candidatos qualificados e competentes, a seguir.

Quanto ao título da vaga

É a partir do título que o candidato sabe se pode se encaixar nas especificações. Se for interessante, faz com que a pessoa leia a descrição da vaga. Deve ser curto e preciso, somente com informações do cargo.

Prefira denominações júnior, pleno e sênior, que esclarecem a hierarquia da função, em vez de numerações. Também é importante determinar títulos que descrevam o cargo, e não a função na empresa. Para finalizar, coloque apenas um cargo no título.

Quanto à descrição da vaga

Aqui também é hora de ser sucinto, de explicar resumidamente as atividades que o candidato exercerá. Escreva a descrição de forma atraente, informando por que a pessoa deve se candidatar ao cargo e os motivos para se trabalhar na empresa.

Dê importância ao cargo, para que a pessoa tenha propósito e significado ao exercer suas atividades. Mencione a importância da função para o todo. Contudo, seja honesto, sem floreios e eufemismos.

Quanto aos requisitos da função

Os requisitos para o preenchimento do cargo podem ser conhecimentos, certificações, experiência, educação necessária, entre outros, e podem ser definidos pelo que você considera mais importante, desde que seja permitido por lei (exclua raça, gênero, idade, opção sexual, nacionalidade, etc.).

Você também pode incluir requisitos desejáveis, para eliminar aqueles candidatos que não se encaixam no perfil, ao mesmo tempo em que inicia um filtro de qualificações. E mais: requisito é diferente de personalidade, que tem a ver com características como bom humor, positividade e entusiasmo. Isto pode constar na descrição cultural de sua empresa.

Faça uma descrição com requisitos realistas, compatíveis com os benefícios, e sempre opte pela objetividade.

Quanto ao salário e benefícios

Especificar a remuneração e os benefícios é interessante para destacar os candidatos qualificados, e também funciona como uma pré-seleção. Você pode negociar o rendimento exato na entrevista, mas mencione uma remuneração realista, sem elevar para atrair pessoas.

Quanto aos benefícios, é importante mencionar aqueles não-tradicionais e obrigatórios por lei, como folga no dia do aniversário, por exemplo. São incentivos para que o candidato ideal escolha participar do processo em sua empresa.

Descrições adicionais

Se preferir, você também pode inserir descrições adicionais falando do local de trabalho e da sua empresa, para que o candidato conheça mais sua organização e avalie se será viável trabalhar nesta corporação.

É hora de esboçar o seu anúncio de vaga. Vamos lá?



João da Silva
AUTORA 
PATRÍCIA ANTUNES
Patrícia Antunes é fundadora da RmaisH, possui formação em Gestão de Recursos Humanos, com MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em estratégias pela FGV e em Dinâmicas Humanas pela Unicamp. 

Está há mais de 13 anos em Recursos Humanos, atuando em empresas dos setores petroquímico, indústrias e startups. 

Analista DISC e TEIQue para avaliação de Inteligência Emocional de Traços pela Thomas Internacional. 

É Coach pela The Inner Game Internacional School - do Tim Gallwey, com formações complementares em Executive e Business Coaching e  especializações nos EUA  (The Inner Game Conference - The Magic Of Learning by Experiences - Orlando/Flórida, Instituição: The Inner Game International School Brazil by Timothy Gallwey - TIGIS Brazil ).

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